Indígenas Rikbaktsa de Cotriguaçu elaboram Plano de Gestão Territorial

capa TI EscondidoA Terra Indígena do Escondido, da etnia Rikbaktsa, localizada no município de Cotriguaçu, região noroeste de Mato Grosso, tem, agora, uma importante ferramenta de planejamento: um Plano de Gestão Territorial. Elaborado pelos indígenas da aldeia Babaçuzal, com o apoio do Instituto Centro de Vida (ICV), o documento tem o objetivo de identificar e planejar ações prioritárias visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade para os próximos 20 anos.Traz informações sobre a situação atual, o que se deseja para o futuro e quais ações precisam ser desenvolvidas para isso.

O trabalho foi elaborado ao longo dos últimos três anos, no âmbito do projeto Cotriguaçu Sempre Verde, com a realização de oficinas que passaram noções básicas de cartografia, GPS, mapeamento colaborativo, avaliação e calendário ecológicos que geraram informações para o etnozoneamento. Depois, todas essas informações foram validadas a campo pelos indígenas.

No Plano de Gestão consta o detalhamento das ações prioritárias para cada zona territorial da aldeia, com informações sobre as categorias e formas de uso, ocupação e estratégia de segurança territorial da TI Escondido.

Veja a publicação aqui.

O Projeto

O projeto Cotriguaçu Sempre Verde foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos com o objetivo de contribuir para a construção de uma nova trajetória de desenvolvimento socioambiental e econômico para esse município. Incluiu iniciativas de apoio a gestão ambiental municipal, bom manejo florestal, boas práticas agropecuárias, apoio à governança social e ambiental nos assentamentos e integração das áreas protegidas. Esse projeto foi concluído em julho de 2014. A partir deste segundo semestre, inicia-se uma nova fase do desenvolvimento dessas atividades, com expansão para outros municípios da região, através do projeto Noroeste: território florestal sustentável. Ambos os projetos contam com o apoio do Fundo Vale.

 

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× três = 18

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>